MOREIRA MENDES CRITICA ATUAÇÃO DO BASA EM RONDÔNIA



A atuação do Banco da Amazônia (Basa) no estado de Rondônia foi criticada nesta quarta-feira (dia 1º) pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO). Segundo o senador, dos R$ 192 milhões destinados a Rondônia no triênio 1997-1999, somente R$ 81,2 milhões, ou menos da metade do total disponível, foram de fato investidos.
Isto ocorre, segundo Moreira Mendes, porque o Basa quer garantias que nem os bancos privados exigem para conceder empréstimos aos agricultores. O senador citou casos de agricultores que desistiram de contratar empréstimos no Basa devido às inúmeras garantias exigidas, na maioria das vezes até superiores ao valor do próprio empréstimo.
- Será que ao banco não interessa usar o dinheiro, mas retê-lo e capitalizar os rendimentos para si mesmo? - questionou.
Moreira Mendes ressaltou que o estado quer, apenas, que lhe sejam destinados os meios de financiamento para seu desenvolvimento, "sem favores ou privilégios".
- Queremos apenas que o Banco, que existe para tal tarefa, a desempenhe em favor de quem produz, não em seu próprio benefício, como parece ser o caso do Basa - afirmou.
O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) condenou que chamou de "má vontade violenta" do Basa e do Banco do Brasil para com quem quer produzir e trabalhar. O governo federal, afirmou o senador, deveria fiscalizar a atuação desses bancos na Amazônia. O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) se disse constrangido em ocupar a tribuna do Senado para reclamar de um banco que deveria financiar o desenvolvimento da região e solicitou aos ministros do Desenvolvimento e da Fazenda que mudem a postura do Basa, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) disse que vivia o dilema de ter a obrigação de defender essas instituições (incluindo a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - Sudam), enquanto estas têm dívidas muito grandes com a região Amazônica. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse estar ouvindo as mesmas reclamações dos parlamentares nordestinos. "O tratamento é o mesmo. Os recursos são poucos e mal distribuídos", afirmou.

01/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES HOMENAGEIA RONDÔNIA

Rondônia se livra da aftosa, diz Moreira Mendes

Moreira Mendes destaca Dia do Evangélico em Rondônia

Moreira Mendes registra presença de vereadores de Rondônia

MOREIRA MENDES: GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL VÃO DAR LUZ A RONDÔNIA

Moreira Mendes destaca trabalho em prol de Rondônia