Moreira Mendes elogia Programa de Mecanização Agrícola em Rondônia
De acordo com o senador, o governo do estado adquiriu tratores de esteira, caminhões de apoio e tratores de pneu, montando as chamadas patrulhas mecanizadas, a princípio apenas três, que se distribuíram pelo estado. O programa, que conta também com a participação de recursos da União e do produtor rural beneficiado, procura desenvolver ações que proporcionem melhorias na propriedade, através da construção de represas e tanques, grandes terreiros de café e mecanização de áreas degradadas.
O senador frisou que o trabalho de mecanização tem por objetivo reaproveitar áreas abandonadas, reincorporando-as ao sistema produtivo, evitando a expansão de novos desmatamentos. Assim, acrescentou, as atividades agrícolas ganham em produtividade e qualidade. O senador informou que o projeto também incentiva a piscicultura e procura melhorar a qualidade da alimentação do rebanho. Para Moreira Mendes, esse é o "verdadeiro caminho, ao contrário daquele proposto por ambientalistas radicais" que querem engessar o desenvolvimento de Rondônia e da Amazônia, como preconizam na discussão da Medida Provisória (MP) 2.166, o Código Florestal.
Em aparte, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), relator da comissão mista que examina a MP, pediu sua votação em plenário, uma vez que já foi aprovada na referida comissão. O senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) disse que o Congresso tem sido muito condescendente quanto à votação do código florestal.
22/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES ELOGIA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
MOREIRA MENDES HOMENAGEIA RONDÔNIA
Rondônia se livra da aftosa, diz Moreira Mendes
Moreira Mendes destaca Dia do Evangélico em Rondônia
Moreira Mendes quer escola agrícola no município de Alta Floresta
Moreira Mendes registra presença de vereadores de Rondônia