Moreira Mendes pede mais financiamento para produção de café
Segundo o senador, mais financiamentos vão gerar aumento de produtividade, melhorar a qualidade do produto e fazer com que a renda por hectare também seja elevada. Ele ressaltou que tanto na Europa quanto no Estados Unidos os produtores contam com subsídios de seus governos, e estranhou o fato de o Brasil não poder recorrer ao mesmo mecanismo sem com isso sofrer represálias por parte da Organização Mundial do Comércio (OMC). Moreira aproveitou para cobrar que o governo reclame nos foros competentes quanto a essa conduta indevida, tal como outros países costumam fazer em relação ao Brasil.
O senador, que é representante do estado de Rondônia, segundo maior produtor de café do país, atrás apenas do estado do Espírito Santo, louvou a atitude do governo federal que, recentemente, suspendeu os leilões de café com o objetivo de garantir a manutenção do preço do produto. Ele acrescentou que a política de retenção de estoques do governo é uma das formas de manter o equilíbrio dos preços.
Moreira Mendes disse que, apesar de reivindicar um maior apoio do governo federal, não pede por "paternalismo, mas por parceria".
- Para assegurar a competitividade do Brasil, o café precisa ser reconhecido como uma das molas propulsoras da nossa economia - concluiu.
21/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES PEDE FIM DA RETENÇÃO DOS ESTOQUES DE CAFÉ
Moreira Mendes defende incentivos para o café
Moreira Mendes anuncia projeto para incentivar o café de Rondônia
Moreira Mendes pede mais investimentos em turismo
MOREIRA MENDES PEDE AUMENTO PARA SERVIDORES
Moreira Mendes registra aniversário de fundação do Departamento de Produção Mineral