Moreira Mendes pede mais investimentos em turismo



Ao relatar, em Plenário, sua participação na 5ª Convenção Nacional de Turismo, realizada na África do Sul, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) pediu nesta quarta-feira (dia 18) maiores investimentos públicos no turismo brasileiro, a exemplo do que ocorre naquele país. Viajando, entre os dias 8 e 15 de abril, a convite da Federação Nacional do Turismo, e na condição de representante do Senado, Moreira Mendes visitou as cidades de Johannesburgo, do Cabo e Pretória, a capital sul-africana.

- Em um passeio realizado em parque ecológico, onde avistamos leões, elefantes e girafas, pude perceber o quanto somos incompetentes por não aproveitar o potencial turístico da selva amazônica - disse o senador.

Segundo Moreira Mendes, a África do Sul, mesmo não tendo tantas belezas naturais quanto o Brasil, investe uma soma muito maior em turismo, inclusive destinando recursos públicos a fundo perdido para a construção de grandes hotéis. O senador queixou-se de que no Brasil, além da carência de investimentos, os projetos de interesse do setor estão parados tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) observou que os brasileiros gastam mais dinheiro em viagens turísticas ao exterior do que os estrangeiros no Brasil, o que prejudica o equilíbrio do balanço de pagamentos. Segundo Tuma, em seu estado tem se desenvolvido o que chamou de "turismo de negócio", associado, como o próprio nome diz, a viagens em princípio destinadas somente a fins empresariais. Moreira Mendes citou ainda os estados da Bahia, Santa Catarina e Ceará como locais onde o turismo vem recebendo grande atenção.

18/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes quer mais apoio ao turismo

Moreira Mendes pede mais financiamento para produção de café

Moreira Mendes manifesta preocupação com o turismo

Moreira Mendes quer viabilizar turismo marítimo

Moreira Mendes apresenta projeto regulamentando o turismo

MOREIRA MENDES DEFENDE CRIAÇÃO DE CONFEDERAÇÃO DO TURISMO