Mostra em Parintins (AM) reúne promotores de sustentabilidade



A X Mostra de Ciências da Vila Amazônia, com participação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), através do programa de Conservação do Gavião-real, tem a finalidade de integrar e divulgar conhecimentos científicos e populares promotores de sustentabilidade e soberania. O evento acontece nos dias 13 e 14 de novembro na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Parintins (AM). 

A Mostra irá debater a importância dos recursos naturais e as alternativas econômicas para uso sustentável como sistemas agroflorestais, manejo de animais silvestres, fitoterápicos e turismo ecológico de base comunitária. Ainda fazem parte dos objetivos apresentar experiências inovadoras, das instituições e comunidades; incentivar a pesquisa nas escolas do Assentamento Vila Amazônica – INCRA; realizar interação e troca de conhecimento e experiências científicas e populares; além de debater a importância da conservação dos recursos naturais. Neste ano a programação da Mostra faz parte da X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local do evento. A Comunidade Nossa Senhora de Fátima fica localizada no Centro de Capacitação Rural (Casa de Agricultura Familiar Rural), no Assentamento Gleba Vila Amazônia, em Parintins. 

Lançamento oficial

O lançamento da Mostra ocorreu na manhã desta segunda-feira (11) com as exposições intituladas “Dez anos de Mostras de Ciências da Vila Amazônica: semeando agroflorestas e conservação” e “Construção e Manutenção da Saúde do Solo” no Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia (NAPTT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizado na Rua Jonathas Pedrosa, 369, no Centro de Parintins. 

“Esses eventos na área rural permitem uma troca de experiências entre os pequenos produtores além do contato deles com os técnicos. Assim eles podem desenvolver o plantio com sustentabilidade”, afirmou Tânia Sanaiotti, pesquisadora do Inpa. 

Realização

A Mostra de Ciências é coordenada pelo Inpa, por meio do Programa de Conservação do Gavião-real, Projeto Pé-de-Pincha da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Projeto Ajuri Agroflorestal da Embrapa ecomunidades da Vila Amazônia. 

Já as parcerias do evento são: Governo do Amazonas através das Secretarias Produção Rural, de Cultura, e da Juventude Desporto e Lazer; Prefeitura de Parintins; Prefeitura de Juruti; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Ministério do Turismo (Coordenação Geral de Proteção à Infância), Cootempa; Grupo Ambiental Natureza Viva; Articulação Parintins Cidadã; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia



11/11/2013 18:57


Artigos Relacionados


Inpa participa de mostra de ciências em Parintins

Encontro reúne mulheres líderes pela sustentabilidade

Seminário sobre inovação e sustentabilidade na Amazônia reúne especialistas

Conferência internacional de sustentabilidade mostra experiência brasileira

Para Eduardo Suplicy, Campanha da Fraternidade mostra importância da sustentabilidade

Mostra reúne 20 obras concretistas em Fortaleza