Mostra Farroupilha dos Festivais Nativistas será em novembro



Mais de 40 festivais nativistas apresentarão as músicas de maior sucesso, numa restrospectiva histórica. O Festival dos Festivais está programado para novembro.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi, assinou ontem, termo de cooperação com a Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música do Rio Grande do Sul, representada pela presidente Marilene Bertonchelli, para a realização da Mostra Farroupilha dos Festivais Nativistas - O Festival dos Festivais. O ato ocorreu no auditório Dante Barone.

Na oportunidade, Zambiasi disse que a idéia de realizar a mostra surgiu desde o ano passado e que este é o momento de materializar este sonho. "As comemorações da Semana Farroupilha não poderiam terminar sem este ato, tão importante para a valorização da cultura gaúcha", acrescentou o presidente do Legislativo. Os shows dos músicos gaúchos Marcello Caminha e Luiz Marenco marcaram o lançamento da Mostra e o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha pelo Legislativo.

A Mostra Farroupilha dos Festivais Nativistas será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa e terá representante de mais de 40 festivais de música nativista realizados no Estado nos últimos anos. A iniciativa da Assembléia é inédita, pois proporcionará uma verdadeira retrospectiva de todos os festivais nativistas. As músicas serão escolhidas pelas comissões organizadoras de cada Festival, não devendo ser necessariamente as vencedoras, mas sim as que melhor representam os respectivos festivais.

O lançamento do Festival dos Festivais teve a participação do músico e compositor, Luiz Marenco, um dos maiores nomes da música campeira. Com dois CDs, ele já conseguiu o disco de ouro. O seu primeiro CD, “De Bota e Bombacha”, vendeu 100 mil cópias, assim como o outro, gravado durante o Enart, com seus maiores sucessos. Luiz Marenco se apresentou pela primeira vez em um teatro, em Porto Alegre, apresentando canções como “Quando o verso vem prás casa”, “Batendo água” e “Meus amores”.

A outra atração foi Marcello Caminha, um dos mais importantes instrumentista da música nativista. O músico apresentou canções do seu CD , onde interpreta clássicos gaúchos como “Guri”, “Desgarrados” e “Tertúlia.

09/23/2002


Artigos Relacionados


Assembléia lança Mostra Farroupilha dos Festivais Nativistas

Filmes brasileiros participam de festivais europeus em novembro

IBGE mostra números da produção industrial de novembro

Mostra de vídeos socioambientais recebe produções até 14 de novembro

Atividade econômica cresce 1,15% em novembro em relação ao mês anterior, mostra BC

Vendas no comércio crescem 1,9% de outubro para novembro, mostra Serasa