Mostra homenageia o roteirista italiano Tonino Guerra
Durante a semana, Cinusp exibirá filmes do escritor
O Portal do Governo do Estado de São Paulo selecionou algumas opções cinematográficas que serão exibidas ao longo da semana. O destaque fica por conta da mostra que homenageia o poeta e roteirista italiano Tonino Guerra. Confira:
Mostra Tonino Guerra
Homenagem ao poeta, escritor e roteirista italiano (1920-2012), falecido no último dia 23, aos 92 anos, parceiro de mestres do cinema europeu como Fellini, De Sica, Antonioni e Tarkovsky. O roteiro dos filmes a seguir é de Tonino Guerra.
Paisagem na neblina. Direção de Theodoros Angelopoulos. Roteiro de Theodoros Angelopoulos, Tonino Guerra, Thanassis Valtinos (Grécia, 1988). No interior da Grécia, dois irmãos de sete e 11 anos partem em uma longa jornada à procura de seu pai, que supostamente vive na Alemanha. A obsessão pela figura paterna os levará ao limite entre a infância e a adolescência, conforme encontram perigos e amigos pelo caminho. Com Tania Palaiologou, Michalis Zeke, Stratos Giorgigoglou. (foto acima).
Classificação: 14 anos
Segunda, 2, e quinta-feira, 5, 16 horas
Ginger e Fred. Direção de Federico Fellini. Roteiro: Federico Fellini, Tonino Guerra e Tullio Pinelli (Itália/França/Alemanha, 1986). Um par de bailarinos, que na juventude costumava se apresentar interpretando Ginger Rogers e Fred Astaire, reencontra-se 30 anos depois. Com Giulietta Masina e Marcello Mastroianni.
Classificação: 14 anos
Segunda, 2, 19 horas
Identificação de uma mulher. Direção de Michelangelo Antonioni (Itália/França, 1982). Após ser abandonado pela esposa, diretor de cinema decide fazer um filme sobre as relações amorosas femininas. Ele começa a procurar a atriz principal da história e também de sua vida. Com Tomas Milian e Daniela Silvério.
Classificação: 18 anos
Terça-feira, 3, 16 horas
Bom dia, Babilônia. Direção de Paolo e Vittorio Taviani (Itália/França/EUA, 1987). Em busca de uma vida melhor, os irmãos Nicola e Andrea imigram para os Estados Unidos. Logo após chegarem, acabam trabalhando em Hollywood na construção dos cenários do genial D.W. Griffith, o criador da linguagem cinematográfica. Quando tudo parecia correr tranquilamente, veio o início da Primeira Guerra e, com ela, uma tragédia que marcará para sempre o destino dos irmãos, que lutam em lados opostos. Com Vincent Spano, Joaquim de Almeida, Greta Scacchi.
Classificação: 14 anos
Terça-feira, 3, 19 horas
Os girassóis da Rússia. Direção de Vittorio De Sica (Itália/França,1970). Clássico romântico que narra a história de um casal separado pela Segunda Guerra Mundial. Após anos sem notícias, a mulher viaja para a Rússia em busca do marido, atravessando cidades e campos de girassóis. Quando, enfim, ela o encontra, percebe que algo mudou entre eles. Com Sophia Loren e Marcello Mastroianni.
Classificação: livre
Quarta-feira, 4, 16 horas
Sempre aos domingos. Direção de Giuseppe Bertolucci, Giuseppe Tornatore, Francesco Barilli e Marco Tullio Giordana (Itália/França/Bélgica, 1991). Três histórias sobre relacionamentos incomuns: a primeira mostra um barbeiro e seu devotado cão, que tem uma luz azul acima da cabeça; na segunda, viajante oferece carona a um casal e descobre que o rapaz tem problemas mentais; a última é sobre mulher que confessa ao padre um segredo envolvendo seu filho e a namorada. Com Jean-Hugues Anglade, Maddalena Fellini, Nicoletta Braschi, Bruno Ganz, Ornella Muti, Philippe Noiret, Sergio Bini Bustric.
Classificação: 16 anos
Quarta-feira, 4, 19 horas
Nostalgia. Direção de Andrei Tarkovsky (Itália/União Soviética, 1983). O filme narra a jornada mística do poeta russo Andrei Gorchakov à Itália em busca de um novo modo de vida. Enquanto convive com sua bela intérprete e com um homem tido como louco, ele rompe com a realidade e mergulha em profunda introspecção espiritual, assaltado por lembranças da infância e da terra natal. Com Oleg Yankovskiy, Erland Josephson e Domiziana Giordano.
Classificação: 14 anos
Quinta-feira, 5, 19 horas
Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia, Favo 4 - Cidade Universitária -
São Paulo
Telefone (11) 3091-3540
Entrada franca
03/30/2012
Artigos Relacionados
MIS apresenta mostra do roteirista e diretor Paul Schrader
CONGRESSO HOMENAGEIA PRESIDENTE ITALIANO
Projeto de Camata homenageia o imigrante italiano
Memorial: Encontro musical homenageia jornalista italiano morto no Iraque
Memorial: Encontro musical homenageia jornalista italiano morto no Iraque
Marcos Guerra homenageia desembargador aposentado do ES