Projeto de Camata homenageia o imigrante italiano



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar ainda neste segundo semestre, em decisão terminativa, projeto do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que institui o Dia Nacional do Imigrante Italiano, a ser comemorado anualmente no dia 21 de fevereiro, data em que pisaram em solo brasileiro os primeiros imigrantes vindos da Itália, em 1874. O relator do projeto, senador Álvaro Dias (PDT-PR), já se manifestou favorável à aprovação da matéria.

De acordo com Gerson Camata, o objetivo do projeto é homenagear os italianos que, com o seu trabalho, contribuíram para o crescimento do país, construindo cidades, escolas, igrejas , restaurantes, além de cultivar a terra. "Famílias inteiras vieram em busca de novos horizontes, trazendo na bagagem seus sonhos, costumes, religiosidade e formação moral que enriqueceram a nossa cultura", acrescentou o senador.

Camata informou que o primeiro grupo de imigrantes italianos chegou a Vitória, capital do Espírito Santo, em 21 de fevereiro de 1874, a bordo do vapor Sofia. Conforme lembrou, cerca de 380 famílias foram encaminhadas para a fazenda Tabacchi, na localidade de Santa Cruz, hoje município de Fundão.

- O imigrante italiano foi uma verdadeira pedra angular na nossa porção do Brasil federativo, tendo edificado uma base forte e resistente ao longo do tempo, sendo um dos principais fatores de construção da nacionalidade e de crescimento do país - finalizou Gerson Camata.



01/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE GERSON CAMATA INSTITUI O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO

Camata lembra Dia do Imigrante Italiano

Gerson Camata propõe Dia Nacional do Imigrante Italiano

Criado o Dia do Imigrante Italiano

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO INSTITUI O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PODE CRIAR "DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO"