Mostra inspirada em pinturas rupestres da Serra da Capivara pode ser vista até esta sexta



A exposição Serra da Capivara - Imagens do Antes, da artista plástica Jeanne Maz, realizada no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado, pode ser visitada ainda nesta sexta-feira (26). A partir das pinturas rupestres pré-históricas encontradas no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, Jeanne produziu uma série de telas, fotografias e esculturas de parede, utilizando materiais como areia, barro, pedra e tinta acrílica, vinílica e a óleo.

Para produzir tais obras, a artista visitou, em 2004, o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, e encontrou-se com a arqueóloga Niède Guidon, responsável pela criação do parque e diretora-presidente da Fundação Museu do Homem Americano. Segundo a arqueóloga, há evidências da presença humana na região há mais de 40 mil anos. Seriam, possivelmente, os vestígios mais antigos no continente americano, embora não haja consenso sobre isso.

Jeanne conta que chegou a esse tema quando, ao estudar a história da arte, começou a se interessar pela arte rupestre. Foi assim que descobriu o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde acredita-se que há o maior acervo de arte rupestre do mundo. Ela entrevistou Niède Guidon, teve acesso a sítios arqueológicos que não estavam abertos ao público, fotografou e filmou o local - e foi a partir desse material que encontrou inspiração para as obras que expõe agora.

- É o resgate de uma arte riquíssima, que de alguma forma influencia a arte produzida hoje, mas que continua praticamente desconhecida - afirmou a pintora à Agência Senado.

Jeanne disse que as influências dessas pinturas pré-históricas podem ser percebidas em algumas das técnicas utilizadas por artistas visuais contemporâneos, como o grafismo e os desenhos estilizados. A artista lembrou que sua exposição foi inaugurada em Teresina, em setembro de 2006, a convite da Secretaria de Cultura do Piauí. Suas obras foram apresentadas ainda no Teatro Nacional, em Brasília, no final do ano passado, e na capital de Cuba, Havana, em maio deste ano.

Jeanne Maz também é neuropediatra da Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado (SAMS).

26/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Portaria regulamenta visitação na Serra da Capivara (PI)

Brasília recebe exposição sobre a Serra da Capivara

Mostra Imagens da Inclusão pode ser vista no Salão Nobre a partir desta quarta-feira

Eduardo Suplicy lê carta em defesa do Parque Nacional da Serra da Capivara

Heráclito Fortes pede socorro para conservação da Serra da Capivara

Heráclito pede recursos para o Parque Nacional da Serra da Capivara