Mostra Mulheres, Artistas e Brasileiras homenageia ascensão social e cultural feminina
Pintada em 1928 por Tarsila do Amaral, a tela Abaporu retorna ao Brasil após muitos anos fora do País. A obra fará parte da mostra Mulheres, Artistas e Brasileiras, organizada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) no Palácio do Planalto, a pedido da presidenta Dilma Rousseff, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Abaporu é o ícone do Movimento Antropofágico, deflagrado pelos modernistas brasileiros a partir de 1928. Desde 1995, pertence ao colecionador argentino e empresário Eduardo Constantini.
A exposição será lançada nesta quarta-feira (23) e poderá ser vista pelo público entre 24 de março e 5 de maio, no Salão Oeste do segundo andar do Palácio do Planalto, em Brasília. O horário de visitação é de 2ª a 6ª, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é franca.
Além do Abaporu, cerca de outras 80 obras irão integrar a exposição, 20 delas cedidas pelo Museu de Arte Brasileira da FAAP. São telas, esculturas, desenhos, fotografias e tapeçarias de 49 mulheres de destaque nas artes plásticas brasileiras. As modernistas Tarsila do Amaral e Anita Malfatti são as artistas homenageadas.
O nome Abaporu significa, em tupi, “homem que come gente”, uma referência à proposta modernista de “deglutir” a cultura estrangeira, fazendo uma releitura com base na realidade brasileira. O quadro foi pintado a óleo sobre tela. A pintora Tarsila do Amaral presenteou o Abaporu ao então seu marido, o escritor Oswald de Andrade. A curadoria da exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras é de José Luis Hernándes Alfonso, do Museu de Arte Brasileira da FAAP.
Os trabalhos expostos integram o acervo de órgãos públicos federais, como Palácio do Itamaraty, Banco do Brasil – patrocinador da exposição –, Caixa Econômica Federal e Banco Central, e de importantes museus brasileiros. Entre eles, Museu de Arte Brasileira da FAAP, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Nacional da República.
Fonte:
Blog do Planalto
22/03/2011 22:04
Artigos Relacionados
Mostra Mulheres, Artistas e Brasileiras terá mais um turno de visitação no Palácio do Planalto
Exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras fica em cartaz até o próximo domingo
Ordem do Mérito Cultural 2011 homenageia Pagu e outros 50 artistas, em Recife
MIRANDA HOMENAGEIA AS MULHERES BRASILEIRAS PELO TRANSCURSO DE SEU DIA
Congresso homenageia brasileiras que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres
CPTM: Mostra homenageia desenhistas no Espaço Cultural Brás