Mozarildo acusa governador de Roraima de cercear liberdade de imprensa



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) criticou o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, que, segundo ele, não permitiu o acesso de órgãos da imprensa local que lhe fazem oposição a evento de programa de crédito social. Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador chamou a atenção de instituições como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o que chamou de desrespeito à liberdade de imprensa no seu estado.

Mozarildo disse que José de Anchieta Júnior teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas permanece no cargo aguardando julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

- Ao evento do lançamento compareceu, obviamente, toda a imprensa convidada e não convidada. Apenas três órgãos de imprensa ousam fazer oposição a esse governador - uma televisão, uma rádio e um jornal impresso. Pois bem, o que aconteceu? O governador proibiu que esses veículos da imprensa fizessem a cobertura de um ato oficial. Ora, um ato oficial do governo é um ato público, portanto, aberto a qualquer cidadão - protestou.

Mozarildo, que já moveu ação contra o governador por injúria, difamação e calúnia junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e acaba de entrar com nova ação na Justiça, recordou ter sido comprovada fraude eleitoral, motivo pelo qual o governador foi cassado, e também desvio de recursos na área da saúde de R$ 30 milhões, comprovado pelo Ministério Público e Polícia Federal.

O senador leu nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima, na qual a entidade repudia a atitude do governador e rejeita as alegações de Anchieta Júnior de que havia a exigência de credenciamento prévio, desmentida pelos profissionais que cobriram o evento.

O parlamentar lamentou que Anchieta Júnior tenha assumido o cargo depois da morte do então governador Otomar de Souza Pinto, morto um ano após tomar posse para seu quarto mandato.



23/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio acusa governo de cercear liberdade de expressão

Mozarildo acusa governador de Roraima de praticar corrupção

Mozarildo acusa governador de Roraima de fazer 'política de pão e circo'

Mozarildo acusa governador de Roraima de usar dinheiro de corrupção nas eleições

Mozarildo acusa governador de Roraima de proibir acesso de jornalistas a evento público

Mozarildo celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa