Mozarildo afirma que PF planeja expulsar agricultores de reserva indígena



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmou nesta quinta-feira (5), em discurso no Plenário, que a Polícia Federal (PF) está planejando expulsar produtores de arroz localizados na borda da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. O senador disse que moradores da região já foram transferidos contra a vontade para outras localidades. De acordo com Mozarildo, os produtores de arroz ocupam apenas 15 mil dos 1,72 milhão de hectares da reserva, e contribuem significativamente para a economia do estado.

- A permanência desses produtores não afeta em nada a vida dos índios - disse o senador.

Mozarildo advertiu que a PF só poderá realizar tal ação se existir uma ordem judicial nesse sentido. E, caso a operação ocorra, avisou que pretende presenciar o ato, para garantir que não ocorram excessos por parte da polícia.

- Eles não estão expulsando bandidos, são pessoas que estão lá há décadas, de boa fé, produzindo em benefício de Roraima e do Brasil, e que estão sendo ameaçados de serem enxotados à força - disse o senador.

De acordo com Mozarildo a maioria dos índios da região já estão "perfeitamente integrados à sociedade de Roraima". Existem inclusive índios professores, médicos, policiais e até prefeitos e vice-prefeitos. Na opinião do senador, as ações da Funai e do Ministério da Justiça na região "foram baseadas em fraudes".



05/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo diz que PF prepara "operação de guerra" em reserva indígena

Mozarildo protesta contra possível desocupação de reserva indígena

Mozarildo denuncia ação de ONGs internacionais na reserva indígena Raposa/Serra do Sol

Mozarildo critica posição do governo federal no conflito da Reserva Indígena Raposa-Serra do Sol

Mozarildo volta a apontar problemas na retirada de agricultores de área indígena

Morazildo quer MP regulamentando reserva indígena