Mozarildo protesta contra possível desocupação de reserva indígena
Ao discursar em Plenário, nesta quinta-feira (30), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) denunciou uma provável operação conjunta da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal visando à retirada de famílias da Reserva Indígena Raposa da Terra do Sol, localizada no estado de Roraima.
De acordo com o senador, a operação, que contará com 500 homens da Polícia Federal e dois helicópteros, irá expulsar de suas casas pessoas que há várias décadas ocupam quatro cidades localizadas na reserva. Alertando para a necessidade de evitar ações truculentas e de assegurar a integridade e os direitos humanos dos moradores, Mozarildo antecipou que vai acompanhar pessoalmente o trabalho da Polícia Federal durante a desocupação.
- Já requeri à Mesa a criação de uma comissão temporária externa do Senado para acompanhar essa operação. Se a Mesa não decidir em tempo hábil, vou por conta própria. Estarei presente, como senador da República, como representante do meu estado, para denunciararbitrariedades que venham a ser cometidas - afirmou.
Mozarildo protestou contra o grande percentual de terras em seu estado inadequado para a prática de atividades econômicas, devido a existência de várias reservas indígenas e ambientais. O senadortambém criticou o governo federal pela demora em viabilizar a transferência de áreas pertencentes ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para Roraima.
30/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo inicia desocupação de reserva indígena Awá-Guajá
Mozarildo protesta contra operação da PF na reserva Raposa/Serra do Sol
Mozarildo protesta contra retirada de famílias da reserva Raposa Serra do Sol
Mozarildo informa que STF parou operação de desocupação de área indígena em RR
Mozarildo diz que PF prepara "operação de guerra" em reserva indígena
Mozarildo afirma que PF planeja expulsar agricultores de reserva indígena