Mozarildo alerta para risco do contrabando de gasolina para Roraima



Reportagem publicada na última quinta-feira (7) pelo jornalista do The New York Times Larry Rother foi citada em Plenário na sexta-feira (8) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) para alertar sobre o problema de contrabando de gasolina que ocorre da Venezuela para seu estado. No país vizinho, o litro do combustível custa cerca de R$ 0,30 e, em Roraima, R$ 2,99. Por isso, segundo o senador, os moradores da cidade de Pacaraima compram de forma irregular o combustível mais barato.

- E esta semana foi anunciado novo reajuste no preço da gasolina no estado - destacou.

O senador lembrou que luta há anos, ao lado dos parlamentares da bancada de seu estado na Câmara e no Senado, para que ocorra a regularização da importação da gasolina venezuelana, mas que nada foi feito até agora. Mozarildo pediu pressa ao Ministério das Relações Exteriores nesse processo e alertou para o risco que as comunidades indígenas estão correndo, já que se tornam verdadeiros "depósitos" da gasolina contrabandeada.

- Quero pedir urgência ao Ministério para solucionar o problema, que é uma coisa séria. Arriscamos a vida de muitas pessoas e não há como impedir esse contrabando - avaliou.

Mozarildo lamentou que o governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenham perdido o que considerou duas boas oportunidades para discutir e solucionar o problema: a inauguração da ponte do Rio Orinoco, em Ciudad Guayana, na Venezuela, ocorrida no mês passado, e a visita do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nesta semana.

Mozarildo pediu que o governo não continue "embromando" e que a matéria de Larry Rother seja publicada nos Anais do Senado. O senador Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a sessão, ressaltou que a atuação da Petrobras vem merecendo muitas críticas.



08/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROMERO JUCÁ ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO EM RORAIMA

Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima

Mozarildo alerta para risco de enfraquecimento do Estado brasileiro

Mozarildo quer que Roraima possa importar gasolina da Venezuela

Mozarildo pede que Roraima possa importar gasolina mais barata da Venezuela

Mário Couto lamenta violência e alerta para risco de dengue no Pará