Mozarildo alerta para risco de enfraquecimento do Estado brasileiro



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) recorreu ao exemplo colombiano, em que a autoridade do governo vem sendo colocada em questão por grupos guerrilheiros e de paramilitares, para defender o fortalecimento do Estado brasileiro. Ele alertou para o risco do enfraquecimento do serviço público e defendeu o fortalecimento de iniciativas como o programa Calha Norte e o Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia (Sivam).

- Na condição de representante de uma unidade da Federação que integra a região Norte, sou sensível à necessidade de uma forte presença do Estado na ocupação do território nacional. Penso que devemos tomar como um alerta o fato de que alguns daqueles fatores identificados como responsáveis pela debilidade do Estado colombiano estão presentes também no Brasil - afirmou Mozarildo.

De acordo com pesquisa feita pela Universidade Los Andes, de Bogotá, citada pelo senador, entre as principais causas da debilidade estatal na Colômbia estão a distribuição homogênea da população no vasto território do país e a descentralização do Estado. Mozarildo lembrou que apenas a região Norte do Brasil tem território três vezes maior do que o da Colômbia. Além disso, o Brasil tem o segundo menor índice de concentração populacional da América Latina - atrás apenas da Colômbia.

Por isso, sustentou o senador, é urgente que o Estado assegure sua atuação principalmente onde esta é atualmente menos observada, como na Amazônia. A presença estatal defendida por Mozarildo não se refere apenas à questão militar. "Igualmente importante para a afirmação da soberania nacional é a presença do Estado na assistência à saúde e na melhoria dos índices educacionais das comunidades mais afastadas", sustentou.

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA ALERTA PARA RISCO DE ENFRAQUECIMENTO DA FEDERAÇÃO

Roberto Santiago alerta para risco de enfraquecimento dos sindicatos

Mozarildo alerta para risco do contrabando de gasolina para Roraima

Jefferson alerta para o perigo do enfraquecimento da classe média no Brasil

Mozarildo alerta para baixa qualidade do ensino brasileiro

SATURNINO ALERTA PARA RISCO DE MORATÓRIA PELO ESTADO DO RIO