Mozarildo analisa sua atuação parlamentar



Uma análise da própria atuação no parlamento foi feita pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) nesta sexta-feira (30), em Plenário. O senador, que afirmou se manter na política para "não deixar espaço para os maus", destacou pontos que considera relevantes de seu trabalho como deputado federal e senador.

Em seus dois mandatos como deputado, ressaltou, aprovou leis que possibilitaram a criação da Universidade Federal de Roraima, estado que até então não tinha nenhuma instituição que oferecesse curso superior. Hoje, o estado, além da instituição federal de ensino superior, uma universidade estadual e quatro instituições privadas, informou.

- São obras duradouras, que ficam para gerações. Isso para mim já bastaria para justificar os meus mandatos de deputado federal - afirmou.

Mozarildo lembrou ainda que, como constituinte, lutou pela transformação do território federal de Roraima em estado e também participou da implantação do Sistema Único de Saúde. Além disso, federalizou três rodovias estaduais - BR-431; BR-432 e BR-174.

Já no Senado, Mozarildo ressaltou ter presidido a primeira CPI das ONGs - que identificou dez entidades com nítidos indícios de irregularidades - e criou comissões temporárias externas que discutiram a causa indígena. Em aparte, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) ressaltou que as comissões externas do Congresso Nacional prestam "relevantes serviços" ao país.

- Fui vice-presidente de uma delas, a das obras inacabadas. Andamos pelo Brasil inteiro e levantamos nada menos de 1.800 obras com problemas - destacou.

Concluindo a análise de sua atuação no Congresso Nacional, Mozarildo informou que levantamento do primeiro mandato e da metade do mandato atual registrou mais de 100 obras realizadas com emendas apresentadas por ele ao Orçamento da União.

- Todas elas sem nenhuma irregularidade - destacou.

O senador lamentou, no entanto, o fato de ter tido menos emendas liberadas do que senadores que apóiam o governo. O parlamentar defendeu que as emendas sejam contempladas por seus méritos e não por quem as apresentou.

O senador elencou ainda projetos apresentados por ele no Senado, entre os quais emenda constitucional determinando que o Senado opine antes da criação de reservas indígenas e outra definindo que a Câmara teria prazo de 45 dias para examinar projetos aprovados no Senado e vice versa. Mozarildo também apresentou projeto de redivisão territorial dos três maiores estados brasileiros: Amazonas, Pará e Mato Grosso. 



30/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro analisa sua atuação parlamentar em 2011 e exalta governo de Dilma Rousseff

Ideli faz balanço positivo de sua atuação parlamentar

Paim faz balanço de sua campanha e de sua atuação parlamentar

Rollemberg faz balanço de sua atuação parlamentar no semestre

Papaléo registra sua atuação parlamentar em favor da saúde

Gilvam destaca atuação parlamentar em prol de seu estado