Papaléo registra sua atuação parlamentar em favor da saúde



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que é médico, relatou nesta terça-feira (27) o trabalho que tem desenvolvido na presidência da Subcomissão da Saúde. Ele listou projetos de lei que apresentou, como o que cria o Estatuto do Enfermo, estabelecendo os direitos dos pacientes - hospitalizados ou não.

Papaléo disse que os grupos privados, sem nenhum compromisso com o enfermo, estão dominando o setor de saúde no Brasil, que tratam como um negócio qualquer, cujo principal objetivo é a obtenção de lucros. Ele citou o caso dos Estados Unidos, onde esse mesmo fenômeno está gerando uma avalanche de ações judiciais contra médicos, hospitais e seguradoras.

O senador também citou o projeto que garante o tratamento de hipertensos que tenham dificuldades financeiras com o fornecimento da medicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro projeto lembrado pelo senador é o que cria instrumentos para prevenção e controle de infecção em hospitais. Ele assinalou que a infecção hospitalar no Brasil é responsável por um acréscimo de cinco a dez dias nas internações, além de ser uma importante causa de morte na hospitalização.

- Tenho procurado dar a minha contribuição para melhorar a saúde dos brasileiros, apresentando propostas que atacam os principais problemas - afirmou.

O senador ainda parabenizou o presidente do Senado, Tião Viana, pela defesa institucional que fez em entrevista dada na manhã desta terça-feira à rádio CBN, rebatendo as acusações da organização não governamental Transparência Brasil, que classificou o Congresso brasileiro como o mais caro do mundo.



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo se despede do Senado com balanço da sua atuação parlamentar

Papaléo relata seu trabalho em favor da saúde

Papaléo diz que vigília em favor dos aposentados foi suprapartidária

Renan é a favor de voto aberto para cassação de parlamentar

Mozarildo analisa sua atuação parlamentar

Cristovam propõe Dia Mundial de Solidariedade Parlamentar em favor de Ingrid Betancourt