Mozarildo anuncia resultados da comissão temporária sobre conflitos indígenas



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) anunciou nesta terça-feira (27) alguns resultados parciais da comissão externa temporária que examina as demarcações de terras indígenas, por ele presidida. Entre as decisões de âmbito nacional, a comissão recomendou que o Conselho de Defesa Nacional sempre seja ouvido antes de demarcação de reservas indígenas em áreas de fronteira.

De acordo com Mozarildo, a comissão - que realizou audiências em Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, mas que ainda passará por Rondônia e Mato Grosso nas próximas semanas - ainda sugeriu que seja regulamentado o artigo 20 da Constituição, que trata da faixa de fronteira, e que seja aprovada proposta de emenda constitucional dando competência ao Senado Federal para aprovar ou não novas áreas indígenas. Ela quer ainda que uma lei federal trate do processo demarcatório.

O representante de Roraima ainda elencou algumas decisões específicas da comissão referentes à reserva Raposa/Serra do Sol, em seu estado. A comissão defendeu que sejam excluídas da reserva indígena as áreas necessárias à exploração econômica; a área do Parque Nacional Monte Roraima; a faixa de 15 quilômetros a partir da fronteira com a Guiana e a Venezuela; a sede do município de Uiramutã e demais vilas situadas na reserva; e convocar o Conselho de Defesa Nacional para opinar sobre o uso das faixas de fronteira, além de permitir o livro trânsito nas vias que cortam a reserva.

O parlamentar afirmou que essas exclusões representarão uma diminuição de 300 mil hectares na reserva, que manterá 1,4 milhão de hectares. Ressaltou que a proposta da comissão coincide com a da maioria dos índios da região. Segundo ele, a reserva Raposa/Serra do Sol poderá tornar-se, em curto prazo, uma nova reserva Roosevelt, na qual foram assassinados dezenas de garimpeiros pelos índios que lá moram. Mozarildo destacou que a comissão tem como relator o senador Delcidio Amaral (PT-MS) e, como membros, os senadores Jefferson Péres (PDT-AM), Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Romero Jucá (PMDB-RR).



27/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão temporária sobre conflitos agrários entrega relatório a Sarney

Senado poderá decidir sobre demarcação de terras indígenas, segundo proposta de comissão temporária

Humberto Costa anuncia início dos trabalhos da Comissão Temporária da Saúde

Ana Amélia vai presidir comissão temporária sobre prevenção a incêndios

Senado terá comissão temporária sobre prevenção a incêndios

Mozarildo cobra resultados de investigação sobre corrupção eleitoral em Roraima