Senado poderá decidir sobre demarcação de terras indígenas, segundo proposta de comissão temporária



A comissão temporária externa do Senado criada para analisar a questão fundiária envolvendo terras indígenas analisou nesta quinta-feira (1º) o relatório parcial do senador Delcidio Amaral (PT-MS) referente ao estado de Roraima, com destaque para os conflitos existentes na área denominada Raposa/Serra do Sol. Entre as propostas apresentadas no relatório, que será votado no próximo dia 14, está a que concede ao Senado a responsabilidade de decidir sobre os processos demarcatórios das terras, não somente em Roraima mas em todo o país, onde existam interesses indígenas; a criação de mais pelotões do Exército Brasileiro em Roraima (atualmente só existe uma unidade); e a demarcação da área específica para a etnia Ingarikó.

A comissão foi criada por solicitação do senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), que preside o colegiado. Inicialmente, informou o senador, a comissão temporária tinha por meta analisar somente a questão fundiária do estado de Roraima, que possui 88% de suas terras sob o domínio da União, compreendendo aí áreas indígenas e terras não-indígenas, ligadas ao Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Mas devido ao agravamento de problemas fundiários existentes em outros estados ficou decidido, conforme informou Mozarildo, que a comissão temporária atuaria também nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina. Para o senador, o colegiado, portanto, passou a cuidar da questão fundiária, predominantemente indígena, em nível nacional.

Mozarildo voltou a alertar, a propósito, que a União continua a "confiscar" terras que pertencem aos estados, agravando ainda mais o que chamou de conflito federativo, sem, entretanto, levar em conta a peculiaridade de cada unidade e os interesses de suas populações. Por isso ele considerou que o Senado deve lutar para manter o equilíbrio federativo, daí por que foi criada a comissão temporária.



01/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado poderá ter que aprovar demarcação de terras indígenas

Comissão aprova relatório parcial sobre demarcação de terras indígenas

Aprovadas em comissão novas regras para demarcação de terras indígenas

Audiência no Senado aborda demarcação de terras indígenas

MOZARILDO DEBATE NA TV SENADO DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

Aprovada PEC sobre demarcação de terras indígenas