Mozarildo Cavalcanti homenageia defensores públicos




O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso no Plenário, registrou a passagem do Dia Nacional do Defensor Público, comemorado nesta quinta-feira (19).

- Devemos meditar sobre a importância do defensor público, até para contraditar a história de que o pobre vai para a cadeia porque não tem advogado, pois esse é o papel do defensor. Se não tem defensor, é falha do governo - disse.

Mozarildo lembrou que a Constituição federal prevê que o Estado garanta um advogado a todo cidadão, um defensor público bem pago que possa assistir os mais pobres e tenha independência para atuar defendendo-os. Roraima, explicou, tem 40 defensores públicos estaduais para uma população de cerca de 500 mil habitantes, o que ele considera razoável. O senador afirmou que a situação é pior em outros estados, que chegam a terceirizar o serviço.

O parlamentar também fez um apelo à presidente da República, Dilma Rousseff, para que olhe os "tristes números" da defensoria pública da União, que tem apenas 480 defensores em todo o país. Em Roraima, informou, há apenas três deles, para tratar de questões que envolvem fronteiras, reservas indígenas e florestais, além de outros problemas de ordem federal.

O senador fez ainda uma homenagem a seu sobrinho, Anderson Cavalcanti de Moraes, que era defensor público em Roraima e morreu tragicamente em um acidente de carro. E registrou a campanha Criança e Adolescente Primeiro, da defensoria estadual, que fez palestras informando aos pequenos sobre seus direitos e o papel da defensoria.



19/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti saúda os defensores públicos, 'advogados dos pobres'

Mozarildo Cavalcanti homenageia servidores públicos

Senado homenageia defensores públicos

Gim Argello homenageia defensores públicos

Senado homenageia defensores públicos

Tebet homenageia defensores públicos pela passagem do seu dia