Mozarildo Cavalcanti saúda os defensores públicos, 'advogados dos pobres'



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou nesta quarta-feira (19), da tribuna, os defensores públicos pelo transcurso do seu dia. Os defensores da Justiça Federal e dos estados são encarregados de defender na Justiça as pessoas que não têm dinheiro para pagar advogados.

Explicou que o dia 19 de maio foi escolhido em homenagem ao francês Ivo de Kemartin, teólogo, advogado e doutor em letras e filosofia, que morreu nesta data, em 1303. Ele se dedicava a defender nos tribunais os pobres, órfãos e viúvas e, 44 anos após sua morte, foi canonizado pelo Papa, passando a se chamar Santo Ivo, hoje padroeiro dos advogados.

Mozarildo Cavalcanti lamentou que nem todos os estados tenham defensores públicos em número necessário e elogiou a Defensoria de Roraima, que conta com 35 profissionais, uma das maiores proporcionalidades do país - um defensor para cada 11 mil habitantes.

Explicou que não há burocracia para que uma pessoa peça a assistência de um defensor, bastando apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e documentos sobre o processo que ela vem sofrendo na Justiça. O senador informou que o Senado prestará homenagem aos defensores públicos no próximo dia 25.

Em apartes, os senadores José Nery (PSOL-PA) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) também cumprimentaram os defensores.



19/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti homenageia defensores públicos

Sarney recebe advogados e defensores públicos da União

Para CCJ, advogados dativos devem ser equiparados a defensores públicos

José Nery saúda defensores públicos brasileiros reunidos em congresso nacional

Mozarildo Cavalcanti saúda os 90 anos da 'Folha de S. Paulo'

Mozarildo Cavalcanti homenageia servidores públicos