Mozarildo Cavalcanti presta homenagem à Varig



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) homenageou os 77 anos da Viação Rio-Grandense (Varig), fundada em 7 de maio de 1927. Em menção à crise financeira por que passa a empresa, ele disse que o problema não é só dos funcionários e gestores, mas também do Congresso Nacional, pois -poucas instituições têm levado o nome do Brasil tão longe como a Varig-.

O parlamentar recordou a trajetória da empresa desde 1920, quando o ex-oficial do serviço aeronáutico alemão Otto-Ernst Meyer desembarcou no Brasil para ser um dos fundadores da Empresa de Viação Rio-Grandense. Mozarildo destacou ainda a atuação do segundo presidente da empresa, Ruben Berta, que teria idealizado um modelo de -capitalismo social-, com a criação de uma fundação de funcionários que detinha o controle acionário da empresa.

Classificando a Varig como a maior empresa aérea da América Latina, o senador citou algumas de suas inovações: ter sido a primeira a admitir mulheres como comissárias, ter inovado na campo da publicidade, ter introduzido as tarifas promocionais noturnas e ter criado programas de milhagem para recompensar os passageiros mais assíduos.

- Em um país como o nosso, infelizmente marcado pela falta de uma forte tradição empreendedora, devemos celebrar as iniciativas vitoriosas, as que perduram ao longo do tempo - concluiu Mozarildo.



28/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti presta homenagem ao PTB

Mozarildo Cavalcanti presta homenagem aos oftalmologistas

Mozarildo Cavalcanti presta homenagem à Justiça Eleitoral de Roraima

Moreira Mendes presta homenagem à Varig

Roberto Cavalcanti presta homenagem a Assis Chateaubriand

Mozarildo Cavalcanti agradece homenagem que recebeu do CRM-RR