Mozarildo cobra política de desenvolvimento regional consistente
O senador criticou o governo por ter extinguido as Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam), em razão de denúncias de corrupção, e criado agências de desenvolvimento que ainda não foram efetivadas. Enquanto isso, disse, a população das duas regiões fica desamparada.
Mozarildo acrescentou que há preconceito contra a região Norte no governo Fernando Henrique Cardoso. Ele citou o fato de o deputado Arthur Virgílio ter sido o primeiro parlamentar nortista a assumir um cargo de ministro neste governo. A região Norte, disse, está ausente até mesmo do segundo escalão governamental por ser vítima de uma visão discriminatória e não por falta de pessoas qualificadas.
O apelo ao governo por uma política global que promova o desenvolvimento regional foi ratificado por Mozarildo, que lembrou que erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais são responsabilidades da União, conforme determina a Constituição Federal.
Em aparte, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da proposta de emenda à Constituição, remetida à Câmara, que institui fundos de desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste, disse que é necessária uma ação efetiva e integrada do governo para que as desigualdades presentes nas regiões Norte e Nordeste sejam minoradas. Na avaliação de Valadares, a política pública brasileira deve ser melhor planejada.
13/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges cobra política nacional de desenvolvimento regional
José Agripino cobra do governo política de desenvolvimento regional
MOZARILDO COBRA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PARA AMAZÔNIA
MOZARILDO COBRA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMAZÔNIA
Mozarildo quer desenvolvimento da aviação regional
Mozarildo defende fundo de desenvolvimento para aviação regional