Mozarildo defende fundo de desenvolvimento para aviação regional
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (3), que a saída para estimular a aviação regional é o governo apoiar a aprovação de projeto de sua autoria que cria um fundo de investimento para o setor, por meio de adicional tarifário de 1% nas passagens aéreas.
Mozarildo citou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, o qual propôs a concessão de subsídios às empresas de aviação regional para que os preços das passagens sejam equivalentes aos das passagens de ônibus.
O senador ressaltou a importância de se estimular a aviação regional, especialmente na Região Norte, onde as grandes distâncias só podem ser rapidamente percorridas por avião. Para ele, a entrada em operação de companhias aéreas de pequeno e médio portes estimularia a concorrência no setor de aviação e faria com que os preços ficassem mais baixos para os passageiros.
- Hoje, se você marca uma passagem com 20 dias de antecedência, é um preço; se você marca com uma semana de antecedência, é o dobro ou o triplo; e se tiver que adiar a viagem, a coisa fica astronômica. Voos como daqui para Roraima ficam mais caros do que o voo daqui para Miami - protestou o senador.
Mozarildo considerou "um absurdo" o que está acontecendo, com os passageiros "nas mãos de um duopólio". Ele defendeu, inclusive, a abertura do mercado também para empresas internacionais.
03/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo quer desenvolvimento da aviação regional
Mozarildo pede aprovação de projeto que cria adicional para aviação regional
Ministério da Defesa quer estimular desenvolvimento da aviação regional
Mozarildo apóia mudanças da Câmara a projeto sobre aviação regional
Wellington Dias defende incentivos à aviação regional
Fundo de Desenvolvimento Regional une PMDB e PFL