José Agripino cobra do governo política de desenvolvimento regional



Ao comentar que os argumentos apresentados pelos partidos de oposição e a pressão da população em manifestações em várias cidade do país estão obrigando o governo a buscar um entendimento sobre as reformas tributária e previdenciária, o senador José Agripino (PFL-RN) comunicou que o seu partido cobrará do governo, no âmbito da reforma tributária, a apresentação de um projeto real e moderno para a retomada do desenvolvimento regional.

Na avaliação do senador potiguar, ao proibir os estados de conceder isenção ou uma alíquota menor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para atrair empresas, a proposta de reforma tributária do governo impede os estados mais pobres de ascenderem economicamente. Ele também criticou o formato que o governo está propondo para recriar as superintendências de desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco).

- A proposta de reforma tributária suprime da Sudene, da Sudam e da Sudeco sua capacidade de agir como instrumento de desenvolvimento regional. O PFL tomará posição e exigirá que esses órgãos ressurjam não apenas como analisadores de projetos e aplicadores de incentivos fiscais - afirmou Agripino.

Na visão do senador, as três superintendências devem atuar a partir de uma visão global, trabalhando na identificação das potencialidades de cada estado, na definição de suas vocações e na apuração do nível de competitividade nos mercados nacional e internacional. Detalhadas estas informações preliminares, na avaliação de Agripino, o próximo passo seria a captação de capitais privados nacionais e estrangeiros para, junto com os recursos fiscais, realizar os investimentos.



09/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo cobra política de desenvolvimento regional consistente

César Borges cobra política nacional de desenvolvimento regional

José Agripino cobra atenção do governo para pequenos produtores que enfrentam enchentes no RN

Ornelas cobra do governo política de desenvolvimento que substitua Sudam e Sudene

José Agripino cobra coerência de Lula e do PT

José Agripino cobra transparência de Palocci