Mozarildo comemora criação da Associação dos Assistentes Jurídicos da AGU



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) lembrou nesta segunda-feira (dia 3) a criação da Associação Nacional dos Assistentes Jurídicos da Advocacia Geral da União. Em seu discurso, Mozarildo apelou ao relator do projeto de reforma do Poder Judiciário, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), no sentido de acolher as reivindicações da categoria já inseridas no projeto.

O tratamento institucional a ser conferido à carreira, disse o senador, deve ser compatível com a importância do papel que os seus membros desenvolvem. Ele defendeu o aperfeiçoamento do modelo de estruturação da área consultiva da Advocacia Geral da União (AGU), com a mudança na terminologia do cargo de assistente jurídico - medida que considera urgente, dada a incompatibilidade entre a denominação e as atribuições do cargo. Mozarildo defendeu, ainda, a implantação dos núcleos de consultoria jurídica, de modo a se reduzir a ingerência dos administradores públicos sobre o desempenho da atividade consultiva.

Mozarildo destacou o trabalho desenvolvido pelo advogado-geral da União, Gilmar Mendes, pelo aperfeiçoamento da AGU e lembrou a missão institucional da autarquia de controlar os atos administrativos e orientar o administrador público para que os realize de maneira juridicamente correta. Como exemplo desses atos, ele citou os contratos, convênios, licitações e processos administrativos disciplinares.

03/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo comemora os 21 anos da criação de Roraima

Mozarildo comemora aprovação na Câmara de regras para criação de municípios

Senado lembra os 180 anos de criação dos cursos jurídicos do Brasil

Mozarildo vê irregularidades na Associação Amazônia

Tucanos preparam criação da Associação de Prefeitos

Senado comemora centenário da Associação Psicanalítica Internacional