Mozarildo comemora diminuição da mortalidade infantil no país



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comemorou, nesta segunda-feira (17), relatório da  Unicef que constata que, no período de 1990 até 2011, houve uma queda de 73% da mortalidade infantil  no país. De acordo com Mozarildo, a queda no restante do mundo foi de 40%, o que demonstra um avanço significativo do Brasil.

– É evidente que temos que atribuir o avanço aos programas que foram implantados nesse período, que priorizaram a atenção às crianças, mas também priorizaram o atendimento à mãe, à gestante – disse.

O senador Mozarildo, que também é médico, afirmou que os cuidados básicos com as crianças devem ser tomados desde o pré-natal. Ele ressaltou a importância de iniciativas como o Bolsa Escola e o Programa Saúde da Família na redução da mortalidade infantil.

O Programa Saúde da Família prevê a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, manutenção e recuperação nas comunidades. Mozarildo enfatizou que o Ministério da Saúde devia dar assistência técnica aos municípios para que todos consigam contar com uma equipe do programa e investir na saúde.

– No meu estado, por exemplo, é lamentável que muitos municípios sequer tenham um hospital – destacou.

Mozarildo elogiou a aprovação do PLS 676/2011, que torna crime hediondo desvios de recursos nas áreas de educação e saúde. O projeto foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte  na última terça-feira (11).

– Quando alguém rouba o dinheiro que é para ser aplicado na saúde, seja preventiva ou curativa, está tirando a oportunidade da pessoa ter sua vida preservada – afirmou.



17/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mortalidade infantil cai 47,6% no País

Benedito de Lira comemora redução na mortalidade infantil

Censo revela diminuição do trabalho infantil no País

Benedito de Lira comemora redução nos índices de mortalidade infantil em Alagoas

Taxa de mortalidade infantil no País cai 77% desde 1990

Mortalidade infantil no País cai 58% em 18 anos, diz Ministério da Saúde