Mozarildo comemora lançamento de plano de desenvolvimento da Amazônia
- Trata-se de uma iniciativa digna do aplauso desta Casa Legislativa, e um passo importante para o sentido e a finalidade da própria organização - afirmou.
Mozarildo ressaltou que a OTCA surgiu da necessidade dessas nações reafirmarem sua soberania sobre o espaço amazônico "frente a veladas, mas insistentes, ameaças de internacionalização da Amazônia".
A Declaração de Manaus, disse o parlamentar, estabelece iniciativas baseadas na conservação e uso dos recursos naturais renováveis, gestão do conhecimento e intercâmbio tecnológico, e integração e competitividade regional. Embora comemore a reafirmação, neste acordo, da responsabilidade dos Estados-membros com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, Mozarildo considera que ainda urge a adoção de uma estratégica de ação regional comum.
Na sua opinião, é preciso unificar as agendas dos países que integram a bacia amazônica, na perspectiva de aperfeiçoar a articulação de projetos e ações.
- Acredito na cooperação internacional como instrumento de facilitação desse objetivo - disse, observando que, por enquanto, os resultados dessa negociação têm sido insuficientes para melhorar a condição de vida dos cidadãos da Amazônia.
03/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli comemora lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação
Paim comemora lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação e apóia aposentados da Varig
Mozarildo quer plano de desenvolvimento para Amazônia
Mozarildo afirma que governo Lula caminha para o fim sem um plano para o desenvolvimento da Amazônia
Jucá destaca lançamento de livro sobre desenvolvimento da Amazônia
Ana Rita comemora lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar