Mozarildo comenta denúncia sobre guerrilheiros das Farc na Amazônia



Ao comentar audiência pública sobre o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), realizada nesta quinta-feira (6) hoje, a seu pedido, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) reivindicou mais recursos para o projeto, que controla e protege o espaço aéreo da região amazônica. Ele citou matérias jornalísticas denunciando a possível invasão do território brasileiro por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

- A Amazônia está mais vulnerável - afirmou o senador.

Mozarildo avalizou denúncias de índios sobre a presença de um grupo guerrilheiro, com uniforme semelhante aos da Farc, que estaria operando uma pista de pouso clandestina na localidade de Tunuí-Cachoeira, perto da divisa com a Colômbia e a 250 quilômetros do município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Além de servir às atividades da guerrilha, a rota seria usada no tráfico de drogas e contrabando de armas.

Frente à gravidade da denúncia, Mozarildo cobrou -ações concretas- dos Poderes Executivo e Legislativo para combater o problema. O senador por Roraima também defendeu a regulamentação da Lei nº 9.614/98, que prevê o abate de aeronaves clandestinas no espaço aéreo brasileiro.

- A regulamentação ainda não foi feita por pressão dos Estados Unidos - disse.

O governo brasileiro, frisou o senador, precisa agir de forma a preservar sua soberania sobre a Amazônia. Para alcançar esse objetivo, seria necessário não só reforçar os investimentos nos projetos Sivam e Calha Norte, mas proceder à ocupação e proteção das fronteiras brasileiras, procedendo-se, por exemplo, à redivisão territorial do oeste da região.



06/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo comenta mudança de opinião de Chávez sobre Farc

MOZARILDO DENUNCIA BIOPIRATARIA NA AMAZÔNIA

Mozarildo quer informações do governo sobre suposto sequestro de brasileiro pelas Farc

MOZARILDO DENUNCIA CORTE DE INVESTIMENTOS NA AMAZÔNIA

Mozarildo denuncia tentativa de controle da Amazônia por estrangeiros

CABRAL ALERTA PARA INVASÃO DA AMAZÔNIA POR GUERRILHEIROS E NARCOTRAFICANTES