Eduardo Azeredo comenta mudança de opinião de Chávez sobre Farc



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) comentou em discurso, nesta quarta-feira (11), a mudança de opinião do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em relação às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O presidente venezuelano defendeu a libertação dos reféns mantidos em poder do grupo e declarou que a América Latina não comporta guerrilhas.

Ao citar pesquisas de opinião realizadas naquele país, Eduardo Azeredo mencionou especulações a respeito do motivo da mudança, já que a Venezuela realizará eleições para governadores este ano e a situação do "chavismo" não é confortável. Segundo informou, esses levantamentos teriam demonstrado que 70% dos venezuelanos são contrários à atuação das Farc e que a aprovação ao governo caiu a 40% - 20% a menos que o mensurado em 2006, após a reeleição de Chávez.

- Preocupado com a política, o presidente condena as Farc, que antes elogiava - relembrou.

Eduardo Azeredo disse ainda que "seria bom" o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, rever sua opinião em relação às Farc, de não considerar a organização um grupo terrorista.

Helibras

O parlamentar comemorou ainda o anúncio da expansão da fábrica da Helibras (Helicópteros do Brasil), localizada no município de Itajubá (MG), para a produção de helicópteros de grande porte. A empresa hoje já é produtora de 54% dos helicópteros da frota brasileira, e para Eduardo Azeredo, a expansão levará a empresa a se somar ao pólo de aeronaves da Embraer em excelência e tecnologia.

O parlamentar também citou a aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de substitutivo de sua autoria aos projetos de lei (PLC 89/03, PLS 76/00 e PLS 137/00), aprovado inicialmente pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e que, na CAE, recebeu emenda do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O substitutivo torna mais rígidas as penas para quem cometer crimes por meio da Internet.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo comenta conferência sobre crimes cibernéticos

Chávez não é boa companhia, adverte Eduardo Azeredo

Mozarildo comenta denúncia sobre guerrilheiros das Farc na Amazônia

Eduardo Azeredo: não houve voto contra a Venezuela no Mercosul, mas contra o presidente Hugo Chávez

Azeredo lê carta de assessor de Lula em resposta a seu discurso sobre as Farc e reafirma sua posição

Azeredo apresenta emenda sobre liberdade de opinião na internet