Mozarildo conclama o país a colocar qualidade do ensino em primeiro lugar



Ao homenagear os professores pela passagem do seu dia, nesta quinta-feira (15), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) conclamou o país a colocar a qualidade da educação como objetivo principal nos próximos anos. Mozarildo disse que, a partir do governo Fernando Henrique Cardoso, o desafio da universalização do ensino foi equacionado com a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), o que levou o total de alunos matriculados na rede básica a quase igualar o universo de crianças em idade escolar, e afirmou que o desafio, agora, é outro.

- Agora, o desafio é imensamente maior e definitivo. Temos de buscar, e não podemos demorar muito nesse processo, a excelência na rede escolar pública de nosso país. A qualidade na educação deve virar a palavra de ordem deste, do próximo e dos futuros governos. Não dá mais para esperar - afirmou.

Para o senador, a busca pela qualidade da educação passa pelo investimento na formação, na capacitação e na valorização dos professores de todo o país. Mozarildo assinalou que é preciso começar pelo pagamento de salários melhores e condizentes com a importância do magistério. Ele disse que a medida, além de dar maior motivação para os atuais educadores, incentiva o ingresso dos melhores talentos para o exercício da profissão.

- Ao pagarmos melhor os professores, estaremos aptos a cobrar uma educação de melhor qualidade. Poderemos exigir um nível maior de qualificação acadêmica e especialização técnica por parte dos educadores. Permitiremos, enfim, que os mestres não precisem se desdobrar em inúmeros empregos e tarefas para sustentarem suas famílias com um mínimo de dignidade - afirmou o senador.



15/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Alvaro Dias, o país precisa colocar o combate à corrupção em primeiro lugar

Ensino: Projeto de alunos da CPTM/Senai ganha primeiro lugar em concurso

Ensino: Projeto de alunos da CPTM/Senai ganha primeiro lugar em concurso

MOZARILDO CRITICA FALTA DE QUALIDADE NO ENSINO

Normas de qualidade do ensino superior têm de ser cumpridas, afirma Mozarildo

Mozarildo alerta para baixa qualidade do ensino brasileiro