Para Alvaro Dias, o país precisa colocar o combate à corrupção em primeiro lugar




O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez um apelo em Plenário, nesta quinta-feira (11), aos parlamentares de todos os partidos para que elejam a corrupção como o inimigo nº 1 do Brasil. Em sua avaliação, o problema é o mais importante a ser enfrentado atualmente no país.

Citando dados da ONG Transparência Internacional, Alvaro Dias destacou o fato de o Brasil sempre ocupar lugar de destaque no ranking dos países mais corruptos, elaborado anualmente pela instituição.

Alvaro Dias informou que, de acordo com recente relatório da Transparência Internacional, 26% da movimentação de recursos ligados à corrupção em todo o mundo está localizada no Brasil. Segundo o senador, o prejuízo para o país, decorrente da corrupção, seria da ordem de R$ 70 bilhões anuais, o equivalente a 2,3% do Produto Interno Bruto brasileiro.

- Como não combater a corrupção? Como alguém pode afirmar não ser prioridade de um mandato parlamentar, especialmente na oposição? - indagou.

Alvaro Dias relatou ainda várias providências que estão sendo tomadas pelos partidos de oposição no Congresso Nacional, visando a criação de comissões parlamentares de inquérito para investigar denúncias de desvio de dinheiro público no Ministério dos Transportes, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



11/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo conclama o país a colocar qualidade do ensino em primeiro lugar

Alvaro Dias ressalta importância do TCU para o combate à corrupção

FIM DA CORRUPÇÃO NO FUTEBOL CONTRIBUIRÁ PARA CRESCIMENTO DO PAÍS, DIZ ÁLVARO DIAS

País precisa ampliar envergadura institucional para ocupar seu lugar no meio ambiente

Alvaro Dias aponta corrupção e alta carga tributária como entraves ao crescimento econômico do país

Alvaro Dias: 'RDC abre portas para a corrupção'