Mozarildo defende contratação de médicos no interior



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) elogiou nesta sexta-feira (dia 23), em plenário, projeto do Ministério da Saúde que determina a contratação de médicos para servirem no interior do país, mas ponderou que a medida pode tornar-se inócua se não for compulsória.

Como médico, o senador disse que conhece as dificuldades e duvida que haja adesão dos profissionais, que preferem trabalhar nas regiões Sul e Sudeste. Para diluir essa concentração regional, Mozarildo observou que tramita no Senado projeto de sua autoria criando uma espécie de estágio remunerado para que médicos recém-formados atendam em municípios mais necessitados de assistência à saúde.

Para o senador, o problema da falta de médicos em alguns locais só será resolvido com a interiorização da oferta desses profissionais. Em Roraima, observou, não fosse a presença de médicos de Cuba e do Peru, a população estaria totalmente abandonada.

Lamentavelmente, na opinião de Mozarildo, o poder público não tem enfrentado o problema da excessiva concentração de médicos em algumas regiões. O Ministério da Saúde, acrescentou, tem focalizado suas ações na área relativa a medicamentos, o que torna ainda mais auspiciosa a medida anunciada.

23/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa defende contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no interior

Tião Viana lamenta ausência de médicos no interior e defende contratação de estrangeiros

Mozarildo pede ao Ministério Público que investigue tentativa de contratação de médicos sem concurso em RR

Mozarildo se solidariza com médicos que trabalham em cidades do interior

Mozarildo quer mais médicos para o interior do país

Mozarildo reivindica solução definitiva para falta de médicos no interior