Mozarildo quer mais médicos para o interior do país



Ao comentar matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre a falta completa de médicos em 455 municípios brasileiros interioranos, o senador Mozarido Cavalcanti (PTB-RR) cobrou do governo federal, nesta terça-feira (10), a adoção de medidas para resolver o problema.

A matéria, baseada em dados de pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revela que a carência desses profissionais é maior nas Regiões Norte, Sul e Sudeste, onde porcentagem relevante dos municípios não conta com os serviços de nenhum médico para atender a população.

- Nós temos no Brasil hoje 455 municípios sem médicos. Isso é inaceitável. Então, é preciso que o governo federal tenha realmente uma posição mais clara e proativa e realmente o presidente Lula discurse menos e haja mais, chamando o ministro da Saúde e o ministro da Educação e fazendo um plano para distribuir médicos no país - disse.

Em seu pronunciamento, Mozarildo, que é médico, propôs ainda o ensino de matérias relativas à cidadania nas faculdades de Medicina, além das regularmente ministradas. Com o estudo dessas disciplinas, os novos médicos teriam, de acordo com o senador, condições de compreender a importância de atenderem em cidades do interior do país.



10/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo quer incentivos para atrair médicos ao interior do país

Mozarildo quer ampliar debate sobre falta de médicos no interior

Moka quer debate sobre programa de recrutamento de médicos para o interior do país

FREIRE QUER MAIS MÉDICOS NO INTERIOR

MOZARILDO CAVALCANTI QUER MAIS MÉDICOS EM MUNICÍPIOS CARENTES

Saúde pública quer levar mais médicos para áreas remotas do País