Mozarildo defende medidas contra mortalidade materna



Com base em estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS), o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) ressaltou a urgência de combater a mortalidade materna no Brasil. Em 2001, foram registradas 74 mortes maternas para cada 100 mil bebês nascidos vivos nas capitais do país, enquanto nos países desenvolvidos a mortalidade materna varia entre seis e 20. Estima-se ainda, segundo o senador, que 98% dessas mortes poderiam ser evitadas por meio de atendimento médico.

Para reverter esse quadro, o senador recomendou a realização de campanhas para conscientizar as gestantes sobre a importância de atendimento médico antes e depois do parto. Ele sugeriu também que os municípios mais pobres sejam equipados com unidades de atendimento à gestante e apontou para a necessidade de fazer levantamento estatístico sobre a situação das gestantes brasileiras.

Ao avaliar o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, do Ministério da Saúde, que tem por objetivo aprimorar o acesso e a qualidade do pré-natal, do parto e do pós-parto, Mozarildo disse que os resultados não foram animadores, pois poucas mães terminam todas as fases do atendimento. Há ainda o desafio de atrair os municípios que ainda não aderiram ao programa, de acordo com ele.

Outras providências tomadas pelo governo foram elogiadas pelo senador, como a portaria do Ministério da Saúde que cria a Comissão Nacional de Mortes Maternas para subsidiar uma política nacional de redução dessa mortalidade. Mas Mozarildo questionou a eficácia dessas medidas.

- Creio que são atitudes tímidas, dada a magnitude do problema que pretendem enfrentar. A mortalidade materna é um flagelo inaceitável para um país que almeja o desenvolvimento - disse.



16/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo Cavalcanti destaca redução na mortalidade materna

Especialistas cobram medidas para reduzir mortalidade materna

Mozarildo pede atenção para problema da mortalidade materna

Lídice pede mais empenho contra a mortalidade materna

Ana Rita comemora queda na mortalidade materna

Projeto institui o Dia de Combate à Mortalidade Materna