Mozarildo denuncia inclusão de Boa Vista na rota do tráfico de diamantes
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) leu em Plenário, nesta segunda-feira (8), matéria publicada pelo jornal O Globo que denuncia a inclusão de Boa Vista, capital de Roraima, na rota do tráfico internacional de diamantes. O parlamentar associou o fato à demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, situada em uma região rica em diamantes na fronteira com a Guiana e Venezuela, os dois países que, junto com o Brasil, integrariam a tríplice fronteira do tráfico de diamantes na América Latina.
Segundo observou, a demarcação da reserva pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva levou ao esvaziamento da área, o que teria tornado a fronteira "mais porosa" e facilitado a ação dos traficantes. Ainda ao comentar a denúncia, Mozarildo voltou a protestar contra a extinção de quatro vilas e a retirada de proprietários rurais da região, que ficaria ao lado da bolsa oficial de diamantes.
- As autoridades (brasileiras) fazem de conta que tomam conta do que é nosso e, no entanto, nos deixam ser roubados dessa forma - criticou.
Ao final do discurso, o senador por Roraima cobrou o acompanhamento do caso pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal e Receita Federal.08/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roraima entrou na rota do tráfico de drogas, denuncia Mozarildo
Perito desenvolve método para combater tráfico de diamantes
Operação da PF combate tráfico internacional de drogas na rota de SP, MG, GO e MT
São Paulo é rota de passagem para tráfico de mulheres
Justiça lança infográfico animado com rota do tráfico humano
Exposição retrata a rota do tráfico de escravos utilizada para a América do Sul