Roraima entrou na rota do tráfico de drogas, denuncia Mozarildo



O estado de Roraima se transformou em mais uma rota para entrada de drogas no país, denunciou o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso nesta sexta-feira (28) em Plenário. Segundo ele, o estado está sendo usado como via de transporte de cocaína que vem da Bolívia e da Colômbia, pois as rotas de tráfego, antes predominantemente aéreas, estão se deslocando para os rios. Como os sistemas de vigilância e de proteção do espaço aéreo da Amazônia - Sivam e Sipam - estão sendo mais eficazes, os narcotraficantes estariam trocando os pequenos aviões pelos barcos.

- Eles estão usando os rios, pois, mesmo tendo mais trabalho, é muito mais difícil de serem fiscalizados - afirmou.

No discurso, Mozarildo registrou ainda o recebimento de denúncia, por telefone, sobre irregularidade em licitação na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em seu estado. Destinada à contratação de vôos para atendimentos nas reservas indígenas, a licitação desqualificou a empresa mais capacitada e que ofereceu o menor preço, em favor de outra que teria oferecido proposta que supera em R$ 1 milhão a de menor valor. O senador disse que está reunindo mais dados para levar a denúncia ao ministério Público e à Polícia Federal.

- Tentei, ontem, falar com o Presidente da Funasa, mas ele estava se deslocando para o Rio Grande do Norte e não foi possível falar com ele. Eu ia pedir para que ele, no mínimo, mandasse sustar essa licitação, até averiguar a veracidade ou não.

O senador comentou ainda sobre o quadro financeiro e administrativo de Roraima na atualidade, o qual, no seu entendimento, estaria em situação crítica. Segundo ele, ao falecer, em 2007, o então governador Otomar Pinto deixou dinheiro em caixa e um planejamento claro sobre como o estado deveria "tocar seus destinos". No entanto, o sucessor já tomou empréstimos que representam dívidas de R$ 200 milhões, valor que considera elevado para estado "pequeno, com pouca renda e com um número grande de desempregados".

Mozarildo afirmou que o grau de insatisfação com o governo pode ser medido pelas greves freqüentes no funcionalismo. Informou ter recebido comunicado do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Roraima de que a categoria entrará em greve a partir da próxima segunda-feira (31). Como informou, a reivindicação dos policiais é a realização de concurso para contratação de agentes penitenciários, pois hoje estariam sem nenhuma condição de atender os presidiários e suas famílias nas visitas.



28/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo denuncia inclusão de Boa Vista na rota do tráfico de diamantes

Operação da PF combate tráfico internacional de drogas na rota de SP, MG, GO e MT

Mozarildo denuncia pré-falência do estado de Roraima

Mozarildo denuncia situação da saúde em Roraima

Mozarildo denuncia irregularidades na Funasa em Roraima

Mozarildo denuncia ONG de assistência a índios em Roraima