Mozarildo destaca participação dos maçons na formação do Brasil e no fim da escravatura



O destacado papel da maçonaria na formação do Brasil, e especialmente no processo de libertação dos escravos, foi o tema do discurso do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) nesta sexta-feira (25), da tribuna do Plenário. Maçom, o parlamentar por Roraima afirmou que a instituição participou dos fatos mais marcantes da história do Brasil e, imbuída da missão de lutar pelos direitos do homem e batalhar pela liberdade, empenhou-se "incansavelmente, sem desfalecimento e sem temor" pela emancipação dos escravos.

- Mesmo com todos os inconvenientes que a quadra política do fim do Império acabou provocando, a libertação dos escravos é, sem dúvida alguma, em larga medida, construção dos maçons - afirmou Mozarildo.

Antes mesmo da Lei Áurea, que em 13 de maio de 1888 aboliu a escravatura,outros três passos decisivos que culminariam na libertação dos escravos tiveramparticipação importante das lojas maçônicas, lembrou Mozarildo. A Lei do Ventre Livre,pela qual todas as crianças nascidas de escravas seriam livres; a Lei dos Sexagenários, que libertava os escravos com mais de 60 anos; e a Lei Euzébio de Queiroz, que extinguia o tráfico de escravos.

Em seu pronunciamento, Mozarildo observou ainda que atualmente os maçons, guiados sempre pelo lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", estão atentos para os graves problemas que afligem o país.

- Existem em todas as lojas movimentos muito atentos de combate às drogas e de total tolerância em relação às religiões, por exemplo. O que não é tolerado é o ateu, pois o homem não pode ter a pretensão de achar que é o centro do universo - concluiu o senador.



25/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim e Mozarildo destacam papel dos maçons na formação da Nação brasileira

Mozarildo destaca papel dos maçons na construção do futuro brasileiro

Mozarildo destaca papel das Forças Armadas na formação educacional dos jovens

Mozarildo divulga preocupações de maçons com a Amazônia

Mozarildo pede maior aproximação de maçons com a sociedade

Mozarildo divulga carta elaborada em encontro de maçons