Mozarildo diz que Tarso Genro foi a Roraima "só pra ser xerife"



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou que mais de 300 homens da Polícia Federal e da Força Nacional estejam sendo "usados pelo governo do Brasil contra brasileiros honestos que estão em Roraima há gerações" e que "estão sendo desterrados na marra". Afirmou que o ministro da Justiça, Tarso Genro, foi a Roraima "só pra ser xerife" e considerou a visita "uma atitude arbitrária".

O parlamentar acusou o ministro de nunca ter procurado uma solução para os conflitos que agora eclodem em Roraima. Mozarildo mostrou vários jornais brasileiros que mostram o ministro se confraternizando com os índios "que invadiram a propriedade" do prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero - também presidente da associação dos arrozeiros. O paradeiro do prefeito, preso pela Polícia Federal, é incerto, informou o senador.

Para Mozarildo, "alguns setores do PT" estão querendo impor "uma verdade distorcida" aos brasileiros. De acordo com o senador, há oito grandes plantadores de arroz na região - algumas destas famílias, afirmou o parlamentar, estão na região há mais de cem anos -, mas há também 488 pequenos proprietários nas quatro vilas dentro da Reserva Indígena Raposa-Serra do Sol: Mutum, Socó, Água Fria e Surumu.

- Há ainda gente pobre que mora nas vilas, funcionários públicos, casados com índios, filhos de índios, que agora estão sendo desterrados na marra - afirmou o parlamentar, lembrando que o Supremo Tribunal Federal suspendeu a desocupação da reserva e determinou que os índios não podem invadir as fazendas antes do julgamento final da questão.

O senador acusou o padre Giorgio Dal Ben de treinar um "foco guerrilheiro" de índios. De acordo com Mozarildo, os indígenas cortam cercas de grandes, médias e até pequenas propriedades e matam o gado de pequenos criadores. Ele também fez críticas à política da Igreja Católica na região e ao Conselho Indígena de Roraima.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo critica concessão de asilo a Battisti e diz que Tarso Genro não devia ser ministro da Justiça

Debate com Tarso Genro será no dia 28

Tarso Genro derrota Olívio

Sarney participa da audiência com Tarso Genro

Tarso Genro debaterá reforma universitária na CE

TEOTÔNIO REFUTA ARTIGO DE TARSO GENRO