Mozarildo elogia liminar sobre reserva Raposa-Serra do Sol



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) manifestou sua satisfação com a liminar expedida pelo Juiz Federal de Roraima, Helder Girão Barreto, modificando a portaria do Ministério da Justiça que delimitou a reserva indígena Raposa-Serra do Sol num total de 1,2 milhão de hectares. A liminar exclui as áreas produtivas, os núcleos urbanos e as estradas, segundo o senador.

Para Mozarildo, essa é a maneira correta de atender a todos os interessados: os índios em suas terras, os proprietários em suas fazendas e os habitantes do município de Uiramutã (RR), onde estão instaladas suas residências em vilas de índios e não índios.

Mozarildo afirmou que a demarcação das terras indígenas é muito complexa para ser decidida por funcionários de terceiro escalão da Fundação Nacional do Índio (Funai), que propõem a delimitação de reservas, posteriormente aprovadas pelo ministro da Justiça e o presidente da República. Segundo o senador, essas pessoas que decidem o assunto nunca visitaram as regiões. Para ele, o foro adequado para as demarcações é o Senado, onde os estados estão representados por senadores que conhecem bem a situação de sua região.

O senador por Roraima lembrou que 80% das reservas indígenas estão na região Amazônica e no Centro-Oeste, quase sempre em fronteiras brasileiras com países que enfrentam problemas de narcotráfico, guerrilha e contrabando. O ministro da Defesa, José Viegas, já manifestou sua preocupação com a ameaça à soberania nacional que esse fato representa, observou o parlamentar.

Mozarildo lembrou que seu pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar demarcação de terras indígenas já foi lido e publicado, estando em fase de designação de membros para dar início aos trabalhos.

Em aparte, o senador Augusto Botelho estranhou o fato das reservas indígenas pretendidas coincidirem sempre com áreas riquíssimas em minerais estratégicos. "Será que os índios vivem melhor quando há minérios embaixo de seus pés?", perguntou.

Também em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) considerou "loucura" se criar reserva indígena na fronteira norte do país, porque não se pode brincar com a soberania nacional.

Para Edison Lobão (PFL-MA), não é possível continuar com essa situação de 100 mil Organizações Não Governamentais (ONGs) querendo mandar na administração do Brasil. "O fanatismo está tomando conta da política indigenista do país", concluiu.



05/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo anuncia relatório sobre a reserva de Raposa Serra do Sol

Mozarildo ressalta importância de audiência sobre a Reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo Cavalcanti faz alerta sobre situação de ex-ocupantes da reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo protesta contra operação da PF na reserva Raposa/Serra do Sol

Mozarildo volta a apontar problemas na Reserva Raposa Serra do Sol

Mozarildo parabeniza STF por decisão contra demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol