MOZARILDO ELOGIA REGISTRO DE CURSO DE MEDICINA EM RORAIMA



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) elogiou nesta quinta-feira (dia 13) o reconhecimento do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima pelo Ministério da Educação (MEC). Para ele, o registro no MEC é uma conquista da Região Norte, que luta há muitos anos para formar seus próprios médicos, já é muito difícil recrutar profissionais nos grandes centros do Sudeste e do Sul.
Com o registro do curso de Roraima, obtido seis anos depois do início das suas atividades e no momento em que se forma a primeira turma, chega a quatro o número de escolas de medicina na Região Norte - duas no Pará e uma no Amazonas. Segundo Mozarildo, ainda há muito mais a fazer até que melhore o quadro de concentração dos centros de ensino avançado nas regiões mais desenvolvidas.
- Cada estado deveria ter o seu próprio curso, disse o senador.
Mozarildo reconheceu que nem todos os médicos formados na Amazônia ficam na região, mas o longo convívio com a realidade daquela área, e o conhecimento alcançado sobre as doenças ali mais recorrentes, funcionam como fortes fatores de permanência. Além disso, conferem aos profissionais que estudam nas universidades amazônicas maior capacitação para lidar com os doentes que chegam aos hospitais e consultórios.

13/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo aplaude boa classificação da Faculdade de Medicina de Roraima

Mozarildo elogia decisão do governo de ampliar vagas em cursos de medicina

Mozarildo elogia trabalho da Embrapa em Roraima

MOZARILDO ELOGIA DESEMPENHO DA JUSTIÇA DE RORAIMA

Mozarildo elogia ação de Roraima no combate à delinqüência juvenil

Mozarildo elogia projetos sociais da Assembleia de Deus em Roraima