Mozarildo encontra ilicitude em obra no Palácio do Planalto
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse nesta quinta-feira (25) que os acionistas privados e correntistas do Banco do Brasil estão pagando pelo espaço que a Presidência da República está ocupando no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, enquanto o Palácio do Planalto está sendo reformado. De acordo com o senador, o banco cedeu dependências que não pertencem ao governo federal sem cobrar qualquer valor.
Mozarildo disse que resolveu visitar e fotografar (25 fotos) as obras de construção de uma garagem subterrânea e de reforma no Palácio do Planalto, em busca de alguma informação sobre custos, fonte dos recursos etc., mas não encontrou a placa que é exigida pelo governo federal para toda e qualquer obra. A única placa disponível era a da construtora Porto Belo.
- Eu fiquei pensando: é uma obra secreta? Será que é um segredo de estado? - indagou.
O senador apresentou o manual de normas editado pelo governo federal que obriga a utilização de placas em obras, informando local de afixação, estado de conservação, valor total da obra, além do padrão geral de cores, tamanho de letras e até o slogan oficial: "Aqui tem investimento do governo federal" e "Brasil um país de todos".
Mozarildo informou que, após pesquisa feita por assessores, tomou conhecimento de que a obra foi licitada pelo Ministério do Exército e tem o valor estimado de R$ 78,8 milhões. Segundo o senador, com esse dinheiro seria possível construir 1.300 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida.
- Eu fico me perguntando: onde fica a coerência entre o discurso do presidente Lula e a prática? Aqui [obra do Palácio do Planalto] eu encontro algumas ilicitudes, como a ausência da placa com o valor da obra. Portanto, não houve, neste caso, a transparência de que o presidente Lula gosta tanto de falar. É muito dinheiro para um tempo de crise e num momento em que ele quer construir casas populares - lamentou.
25/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo critica Lula por reformas no Palácio do Planalto
Mozarildo aponta gastos excessivos com reforma no Palácio do Planalto
Palácio do Planalto
Lideranças discutem PAC no Palácio do Planalto
Palácio do Planalto lança página no Facebook
Sarney vai ao velório de Niemeyer no Palácio do Planalto