Mozarildo homenageia 31 anos da PM de Roraima
Em discurso no Plenário, na sexta-feira (8), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) homenageou a Polícia Militar de Roraima, que completou 31 anos de criação em 26 de novembro. O parlamentar informou que, para marcar a data, o governador de Roraima, Ottomar Pinto, inaugurará na próxima sexta-feira (15) a nova sede do Quartel do Comando Geral da corporação.
- A origem da PM de Roraima remete à criação do território federal do Rio Branco, em setembro de 1943, quando foi desmembrado do estado do Amazonas - relatou Mozarildo Cavalcanti.
O senador lembrou que já no ano seguinte, em 1944, foi criada a Guarda Territorial, para a manutenção da ordem interna e outras atribuições correlatas. Com o desenvolvimento do território, o aumento do fluxo migratório e o crescimento da criminalidade, o governo providenciou uma nova organização policial, instituída por lei em 26 de novembro de 1975, para servir ao então território federal de Roraima, nome atribuído em 1962. A regulamentação da legislação ocorreu dois anos depois, quando foram fixadas as atribuições da PM, que permaneceu atuando mesmo após 1988, quando Roraima foi transformada em estado.
No pronunciamento, Mozarildo Cavalcanti destacou a atuação da corporação, classificada por ele de exemplar, e falou das principais operações executadas atualmente pela PM, em trabalho de integração com a sociedade. Como exemplo, citou o projeto de equoterapia para pessoas com necessidades especiais, que é desenvolvido pelo Esquadrão de Polícia Montada. Também lembrou de Galopando para o Amanhã, outro projeto do mesmo esquadrão, voltado para a educação de adolescentes.
08/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo homenageia os dez anos da Faculdade Cathedral, de Roraima
Mozarildo homenageia os 15 anos de autonomia política de Roraima
Mozarildo homenageia PM de Roraima
Mozarildo homenageia católicos de Roraima
No Dia da Justiça, Mozarildo homenageia Judiciário de Roraima
Mozarildo homenageia escola técnica de Roraima