Mozarildo homenageia PM de Roraima



Os 33 anos de existência da Polícia Militar do Estado de Roraima foram lembrados nesta quarta-feira (26) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). A corporação dispõe em seu quadro de 1.627 militares, sendo 1.402 homens e 225 mulheres - número considerado insuficiente pelo parlamentar.

De acordo com Mozarildo, a origem da PM de Roraima remonta à criação do Território Federal do Rio Branco, em setembro de 1943, por Getúlio Vargas, com desmembramento do estado do Amazonas. O objetivo era ocupar e desenvolver socioeconomicamente aquela área do país.

No ano seguinte, prosseguiu o senador, foi criada a Guarda Territorial, cuja destinação era a manutenção da ordem interna, reparação e construção de edifícios públicos, estradas e caminhos, serviço de transporte, além de outras atribuições correlatas. Já na década de 70, com o aumento da criminalidade, foi criada a Polícia Militar do Território Federal, agora de Roraima.

A corporação atualmente é comandada pelo coronel Jairo Francisco Moura Elgaly, tendo como subcomandante geral o coronel Mozart Paulo da Silva Júnior.Entre os projetos executados, está o Projeto Rede de Apoio de Proteção aos Bairros da Capital e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

- No ponto mais setentrional do país, temos uma polícia militar treinada, inclusive por meio de convênios com escolas nos Estados Unidos e no Canadá, e tenho certeza que é uma polícia que não se envergonha, não fica atrás de nenhuma polícia militar do Brasil - disse o senador.



26/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo homenageia católicos de Roraima

Mozarildo homenageia 31 anos da PM de Roraima

No Dia da Justiça, Mozarildo homenageia Judiciário de Roraima

Mozarildo homenageia escola técnica de Roraima

Mozarildo Cavalcanti homenageia jornalista pioneiro de Roraima

Mozarildo homenageia os dez anos da Faculdade Cathedral, de Roraima