No Dia da Justiça, Mozarildo homenageia Judiciário de Roraima
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) homenageou nesta quinta-feira (9) o Judiciário do estado de Roraima, por ocasião do Dia da Justiça, a ser comemorado nesta sexta. São 38 juízes e sete desembargadores para uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, dispersos por um território de mais de 200 mil quilômetros quadrados. Mesmo assim, Roraima tem se destacado com um bom desempenho no atendimento judicial, disse o senador.
Mozarildo observou que existe uma sensação na sociedade brasileira de que a justiça é lenta morosa e praticamente só existe para quem pode pagar bons advogados. Mas, para o senador, a culpa não é dos juízes, que se dedicam a cumprir e aplicar a lei.Se os pobres não são assistidos a responsabilidade é do Poder Executivo, que não institui nos estados e nem na União as Defensorias Públicas constitucionalmente previstas, acrescentou.
- Então não é culpa do juiz se porventura alguém não tem uma defesa adequada e, portanto, perde oportunidade de fazer prova, de recorrer, de ter a ampla defesa garantida. Mesmo assim, o juiz nomeia advogados ad hoc, compulsoriamente para defender alguém que não tenha advogado - afirmou.
08/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo homenageia o Judiciário na data em que se comemora o Dia da Justiça
Mozarildo destaca bom desempenho do Judiciário de Roraima
Mozarildo homenageia PM de Roraima
Mozarildo homenageia católicos de Roraima
Mozarildo homenageia 31 anos da PM de Roraima
Mozarildo homenageia escola técnica de Roraima