Mozarildo lamenta decisão do TSE que pode livrar governadores da cassação



Em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (18), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de entender como inconstitucional o recurso extraordinário contra expedição de diploma. Esse tipo de recurso é usado para contestar mandatos na Justiça Eleitoral, em casos de abuso de poder político, compra de votos e outros crimes eleitorais.

Mozarildo registrou que a votação foi apertada - quatro votos a três - e que o recurso extraordinário vinha sendo aplicado no TSE nos últimos 25 anos.

De acordo com o senador, a decisão poderia livrar da cassação vários governadores, entre os quais o governador de Roraima, José de Anchieta (PSDB). Há muitas denúncias envolvendo Anchieta, e o Ministério Público Eleitoral já opinou por sua cassação, conforme disse o senador. Mozarildo acrescentou que respeita a Justiça e, inclusive, tem dois filhos juízes, mas classificou a decisão como “assustadora”. Ele ainda fez um apelo para que o TSE não acate a decisão como uma jurisprudência.

- O povo vai descrer ainda mais da Justiça. Espero que o TSE reveja essa decisão – declarou o senador.



18/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma lamenta decisão do STF que pode livrar condenado por crime hediondo de regime fechado

Mozarildo espera cassação do governador de Roraima

Em nota, DEM lamenta esforço de governadores por nova CPMF

Mesa decide submeter à CCJ decisão sobre a cassação de Expedito

CASSAÇÃO DE LUIZ ESTEVÃO FOI DECISÃO HISTÓRICA DO CONSELHO DE ÉTICA

Mozarildo Cavalcanti pede a cassação do governador de Roraima