Mozarildo lamenta desconhecimento de deputado do Rio sobre a Amazônia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) declarou-se estarrecido com matéria publicada pela Agência Câmara com a manchete "Estados amazônicos podem tornar-se territórios federais". Trata-se de idéia do deputado Almir Moura (PL-RJ), que propõe a realização de plebiscito nos estados da Amazônia Legal para transformá-los em territórios e extinguir sua autonomia em favor da União.

De acordo com Mozarildo, o deputado acha que a transformação dos estados amazônicos em territórios favorecerá a ocupação ordenada da região e facilitará a superação de suas deficiências naturais. O senador lamentou que um deputado desconheça a esse ponto a Amazônia, dizendo-se espantado com a coragem do parlamentar para fazer propostas com tão pouco conhecimento da região.

Mozarildo lastimou que tantos brasileiros desconheçam a Amazônia, convidou Almir Moura a ler mais sobre a região e ofereceu informações levantadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para ajudar o deputado em sua pesquisa. Ele disse que a Amazônia Legal tem 23 milhões de habitantes, uma população equivalente à da Venezuela.

Alguns estados da Amazônia também penaram muito quando foram territórios, segundo o senador, pagando um preço muito alto por serem uma espécie de autarquia federal, com governadores nomeados por indicação do ministro do Interior ou dos ministros militares, dependendo da fase por que passava o país.

- Mas o certo é que só a população da Amazônia Legal já seria suficiente para o deputado pensar mais no povo e menos na floresta que ele diz querer defender.

Para Mozarildo, Almir Moura desconhece que os estados da Amazônia são os que mais têm floresta conservada, ao contrário do Rio de Janeiro, que praticamente só tem a floresta da Tijuca. E classificou a idéia do deputado carioca como "verdadeiro descalabro".

- Não vou receber isso como insulto, mas como demonstração de ignorância da realidade brasileira. Propor uma medida dessas é no mínimo desconhecer a realidade.



20/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo lamenta "ocupação tranqüila" da Amazônia por estrangeiros

Mozarildo Cavalcanti lamenta abandono de fronteiras na Amazônia

SAAD LAMENTA DECLARAÇÃO DE DEPUTADO SOBRE IRIS

Maciel lamenta morte de deputado e pede reflexão sobre bicentenário da independência do Brasil

CPI das ONGs ouve deputado sobre atuação de entidade estrangeira na Amazônia

Covatti estranha desconhecimento da Agas sobre rapel