Mozarildo lembra 53 anos da morte de Getúlio Vargas



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou, em discurso no Plenário, que nesta sexta-feira (24) completam-se 53 anos da morte do presidente Getúlio Vargas. O senador sugeriu uma visita ao site do Partido Trabalhista Brasileiro (http://www.ptb.org.br), ao qual Mozarildo pertence e que foi o partido de Getúlio. No site há um detalhado histórico da vida do presidente da República que se suicidou com um tiro no peito, em 1954.

Em homenagem a Getúlio, o senador pediu que as pessoas se filiem ao PTB e ajudem o partido a ser novamente "o grande partido do povo brasileiro". Mozarildo informou que o PTB fará, de 1º a 14 de setembro, uma grande campanha de filiação.

O texto do site, lido por Mozarildo em Plenário nesta sexta-feira, destaca momentos relevantes da longa trajetória pública de Getúlio Vargas. Também lembra que Getúlio Vargas foi presidente por quase 20 anos e até hoje é lembrado como "o pai dos humildes".Como presidente, Getúlio instalou no país um projeto de desenvolvimento que buscava a autonomia nacional em um processo de modernização urbano-industrial, de acordo com o texto lido pelo senador.

Mozarildo destacou ainda que Getúlio Vargas tornou universal o voto no Brasil e criou estatais como a Petrobras, a Eletrobrás, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), a Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

- Getúlio Vargas colocou sempre os objetivos nacionais acima de seus interesses particulares ou regionais - disse o senador.

Mozarildo leu ainda a carta-testamento que Vargas deixou quando se matou e que termina com a frase "serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."



24/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo lembra os 55 anos da morte de Getúlio Vargas

Cristovam lembra os 57 anos da morte de Getúlio Vargas

Vieira lembra 47 anos da morte de Getúlio Vargas

Mozarildo lembra os 54 anos do suicídio de Getúlio Vargas

Paulo Paim lembra 54 anos de morte de Getúlio Vargas

Paulo Duque lembra os 54 anos da morte de Getúlio Vargas