Mozarildo pede a aprovação de projeto que regula criação de municípios



Em discurso nesta quinta-feira (13), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu o apoio do governo federal e dos senadores para a aprovação do projeto de lei, de sua autoria, que institui regras para criação, fusão e desmembramento de municípios (PLS 98/2002 - Complementar). A proposta já foi aprovada no Senado e na Câmara, onde sofreu modificações e voltou ao Senado na forma de substitutivo apresentado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO).

O pojeto está agora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sob a relatoria de Valdir Raupp (PMDB-RO). Mozarildo pediu ao colega celeridade na elaboração do relatório para que a matéria possa ser votada pelos senadores o mais rápido possível.

O senador explicou que a proposta faz uma série de exigências para a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios, como estudo de viabilidade municipal e consulta prévia, via plebiscito, às populações dos municípios envolvidos. Mozarildo informou que o estudo de viabilidade deverá conter estimativas de receita, de arrecadação própria, de transferências estaduais e federais e de despesas, resultado primário com base nas estimativas e possibilidade do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da aplicação dos mínimos constitucionais em educação e saúde.

Além disso, o estudo também terá de conter demonstração de viabilidade político-administrativa, número de vereadores necessários, estimativa dos servidores permanentes e demonstração de viabilidade sócio-ambiental e urbana, com levantamento do passivo e dos possíveis impactos ambientais e histórico-culturais aos municípios.

- Esse estudo de viabilidade será conclusivo. Só depois de ter esse estudo aprovado, vai-se fazer o plebiscito para ver se a população quer. Se concluir que não tem viabilidade, não vai para plebiscito, não se cria município – explicou

Mozarildo disse não entender reportagens na imprensa que afirmam que a aprovação de seu projeto ocasionaria “uma farra de criação de municípios”. Segundo ele, de acordo com as regras do projeto, apenas 150 novos municípios teriam condições de serem criados, e não 400 como apareceu na imprensa.

- Esse projeto visa estimular, realmente, aquelas áreas que tenham viabilidade, como está bem colocado no projeto – disse

Em aparte, Raupp elogiou o projeto do colega e disse que se as regras propostas por Mozarildo já estivessem valendo “há 20 ou 30 anos”, o Brasil teria atualmente algo em torno de dois mil municípios a menos.



13/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede aprovação de projeto que define regras para a criação de municípios

Mozarildo volta a defender derrubada de veto a projeto que regula criação de municípios

Flexa Ribeiro pede aprovação de projeto que regulamenta criação de municípios

Destino do projeto que regula criação de municípios será definido em votação aberta

Mozarildo comemora aprovação na Câmara de regras para criação de municípios

Mozarildo pede aprovação pelo Plenário de plebiscito para criação do estado de Tapajós