Mozarildo pede ao governo que reveja decisão sobre delimitação de reservas indígenas
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reveja a atual política de delimitação das reservas indígenas, de modo a conciliar o dever de proteção e preservação dos índios, com a necessidade de manutenção da integridade, independência e soberania do Brasil.
Ele fez esse pedido ao se mostrar apreensivo com a não preservação da faixa de fronteira em territórios atribuídos aos povos indígenas, a exemplo da demarcação das terras ianomâmis que, observou, cobrem extensa gleba na região amazônica, na fronteira com a Venezuela. Conforme informou, -o território tornou-se um enclave de minoria étnica em plena Amazônia, que se sobrepõe à faixa de fronteira de 150 quilômetros, fixada pela Constituição de 1998 como região de segurança e defesa do território nacional-.
Mozarildo Cavalcanti também cobrou do governo federal a apresentação de projetos -consistentes e convenientes-, destinados a atrair o interesse de países para a preservação da floresta amazônica.
- Essa ajuda deve ser traduzida em aportes financeiros, viabilizando projetos de preservação em espaço e tempo definidos, que resulte em melhoria das condições de vida da população amazônida, sem quaisquer restrições à irrefutável soberania brasileira sobre a região - afirmou Mozarildo Cavalcanti, ao estranhar que a imprensa não tenha dado destaque ao Dia da Amazônia, comemorado nesta sexta-feira (5).
05/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede apoio a proposta que limita áreas de preservação ambiental e reservas indígenas
Mozarildo defende que Senado delibere sobre reservas ecológicas e indígenas
MAURO MIRANDA PEDE QUE BANCO DO BRASIL REVEJA DECISÃO SOBRE QUATRO AGÊNCIAS DE GOIÁS
MAURO MIRANDA PEDE QUE BANCO DO BRASIL REVEJA DECISÃO SOBRE QUATRO AGÊNCIAS DE GOIÁS
Mozarildo pede votação de PEC sobre reservas
MOZARILDO CRITICA QUANTIDADE DE RESERVAS INDÍGENAS